Sobre a MPB e maestro Moacir

É bem interessante como a música brasileira vai levando a gente mais fundo pra outras vertentes dentro da própria música brasileira...  E as versões/regravações de artistas de nomes mais comentados pela mídia foram (e são!) importantes pra mim nesse processo de expandir o conhecimento nas nossas sonoridades e canções e tudo mais. Pode parecer meio óbvio pra alguns, mas eu olho pra isso com carinho, porque me fez e faz uma puta diferença na forma como eu vejo e ouço música hoje. E eu guardo e gosto igualmente das minhas referências iniciais e das que vieram depois.

Claro que o ideal seria todo mundo num mesmo patamar de atenção midiática e de público, porque tem gente muito, muito boa por aí!!! Infelizmente, só em sonho por enquanto...rs

Mas, vamos aos exemplos. Foi uma das faixas do disco "Acesso" (1998), da Zélia Duncan, que me despertou a curiosidade de procurar mais sobre Itamar Assumpção. "Código de acesso", que foi gravada por ela no CD, foi uma das primeiras músicas do Itamar que ouvi. E ouvindo Itamar,  eu fui buscar Arrigo, a turma do Rumo e a galera toda da Vanguarda Paulista.

Além disso, a primeira música do Jorge Mautner que ouvi foi "Pipoca a meia-noite" na voz do Lulu Santos, na versão bem gostosa que está no álbum "Anticiclone Tropical" (1996). Aliás, primeira, não, segunda - a primeira foi "Maracatu atômico", mas acho que até então eu tinha convicção que era de autoria de Gilberto Gil 🤷🏻‍♀️. "Pipoca..." com o Lulu foi a música que me levou ao disco de 1974 do Mautner que tem como título o nome dele mesmo (que virou um dos meus xodós) e, depois, a outras belezuras que ele fez.

Falando em Gil, foi ouvindo ele e Caetano que eu cheguei até a maravilhosa história da Tropicália e, assim, até Tom Zé e Os Mutantes. (Tropicália é meu amorzinho ♥️).

E foi "culpa" do Simoninha eu querer saber quem era um tal Moacir Santos, compositor de "Nanã", que o filho do Simonal gravou em versão em português no disco "Volume 2" (de 2000). Encantamento imediato com o maestro! 

Hoje (o dia tá acabando mas ainda é 26/7) seria aniversário de Moacir, e eu tô publicando aqui um dos poucos vídeos disponíveis na internet em que ele aparece tocando. O post, na verdade, era sobre ele. Mas, como eu disse, a música brasileira vai me levando e me levando e me levando... 

Salve, maestro Moacir!



https://youtu.be/Kuz7557Zhuo



Comentários

Postagens mais visitadas